Google Adwords Marketing

Campanhas Adwords para telemóveis. Tipos e recomendações – Guia Adwords (parte VII)

glosario adwords

Aprenda a utilizar o Adwords para telemóveis. Descubra os tipos de anúncios e as considerações a ter para atrair os utilizadores que navegam na Internet através dos seus telemóveis.

Como já sabemos, o algoritmo do Google e as cookies utilizadas para navegar na Internet podem detetar o dispositivo que está a ser utilizado. Do mesmo modo, o Google Adwords é capaz de reconhecer as diferentes características de cada um dos dispositivos e permite-lhe segmentar as suas campanhas e anúncios em conformidade, quer seja em smartphones, tablets ou computadores. Neste sentido, o presente artigo mostra-lhe alguns dos primcipais aspetos a ter em conta no âmbito de campanhas Adwords para telemóveis.

Localização do anúncio      

O dispositivo móvel ou tablet oferece mais variedade na hora de mostrar anúncios. Tal como acontece com computadores, o Adwords é capaz de mostrar os anúncios que criamos quando navegamos na Internet, tanto nos resultados da pesquisa como em toda a rede de display.

Por outro lado, existe uma diferença relativamente aos computadores: nos dispositivos móveis e tablets, o sistema do Adwords é capaz de expor os seus anúncios em aplicações móveis que estejam instaladas nos telemóveis. Este fator traz um leque de novas possibilidades e tipos de anúncios que não podem ser apresentados num computador ou portátil.

Tipos de anúncios Adwords para telemóveis

Muitos dos anúncios que utilizamos em computadores podem ser utilizados em telemóveis. Estamos a referir-nos a anúncios de texto, imagem ou anúncios HTML5 dinâmicos. No entanto, existem vários tipos de anúncios exclusivos para smartphones e tablets: por exemplo, os anúncios de promoção de aplicações e anúncios de imagem ou vídeo nas aplicações, que podem direcionar o utilizador para o website ou a página de download de aplicações na Play Store. Outra singularidade dos anúncios para telemóveis é a oportunidade de criar anúncios “apenas de chamada”, onde através de um clique é iniciada uma chamada diretamente do seu telemóvel, sem ser necessário visitar qualquer página web.

Modificador de licitações para dispositivos

Para além de criar os próprios anúncios para dispositivos móveis, o Adwords também permite agrupar todos os seus anúncios e campanhas e, subsequentemente, estabelecer uma modificação de licitações de acordo com o dispositivo usado.

Mas, atenção: antes de levar a cabo este tipo de modificação, é importante que tenha revisto muito bem a analítica do seu website. Ferramentas como o Google Analytics permitem-nos saber a partir de que dispositivo é que as pessoas acederam ao nosso website e, sobretudo, a partir de que dispositivo é que se realizam mais conversões. É possível que ocorram conversões quando o seu website é acedido a partir de um computador, mas que tal não aconteça quando o seu site é acedido a partir de um smartphone. Se considera tal diferença relevante, é importante garantir que tudo está a funcionar corretamente e que não existe nenhum erro técnico que possa estar a causar a perda de conversões. Também é possível existirem utilizadores que convertem mais a partir do seu dispositivo móvel. Nesse caso, seria do seu interesse aumentar as licitações do Adwords, de modo a aproximar-se do topo nas pesquisas. Para fazê-lo, deverá ir à configuração da campanha e ativar as modificações de licitação através do dispositivo.

Por exemplo, se o CPC máximo predeterminado para uma palavra-chave específica é de €1.00, é possível utilizar este parâmetro de forma a comunicar ao sistema que o aumente 10%, 20% ou a outra qualquer quantia apropriada para aparecer no telemóvel. Desta forma, pode também reduzir a percentagem de licitação requerida.

Quando leva a cabo uma campanha de Adwords em telemóveis, deve ter em conta as seguintes considerações:

  • Verifique a performance do seu website para navegação móvel: já mencionámos isto, mas é um ponto tão importante que vale a pena a sua repetição. É necessário ter uma loja online que esteja completamente otimizada para dispositivos móveis. Os componentes devem adaptar-se corretamente às diferentes resoluções. A velocidade de carregamento deve ser ótima e, de um modo geral, a navegação deve continuar a ser útil, fácil e intuitiva. Não vale a pena atrair pessoas que usam tráfego móvel se a experiência da sua loja online não for perfeita.
  • Conheça bem os seus clientes e os seus produtos: é mais provável que cada produto e cada serviço seja comprado através de um telemóvel do que de um tablet ou computador. Será neessário conhecer bem os seus clientes e saber qual o dispositivo que usam, para ajustar as licitações da melhor forma, em função do produto que deseja promover. Por conseguinte, evite cair em generalizações como “Se o utilizador é jovem, utilizará um telemóvel, e se for adulto, um computador”. Este tipo de informação não só servirá de linha de orientação, como permitirá o estudo e a análise da utilização do seu website e dos seus perfis em redes sociais. Estude o tipo de pessoas que o visitam, a sua origem e descubra quem é que, efetivamente, finaliza as compras.
  • Estabeleça os seus tipos de anúncio, de acordo com os seus interesses: cada negócio tem as suas próprias características, sendo necessário definir uma estratégia. Por exemplo, se o processo de compra é complicado e o seu serviço ao cliente é muito bom, talvez seja do seu interesse utilizar anúncios apenas de chamada. Se tem uma aplicação móvel, através da qual pode também vender os seus produtos, é possivel que pretenda direcionar as pessoas para a página de download da aplicação, através do seu anúncio. Precisará de criar uma estratégia e aplicar ferramentas e vários tipos de anúncios que melhor se adaptem ao que deseja alcançar.
  • Olhe em direção ao futuro e não descarte os telemóveis: quando estiver a criar a sua campanha e as estratégias, deve também olhar para o futuro. E a verdade é que os telemóveis estão a ser cada vez mais utilizados, tanto para comprar, como para navegar na Internet. Aliás, a Sociedade de Dados em Espanha classificou o telemóvel como “o maior dispositivo através do qual as pessoas usam a Internet, com 88, 3 % dos utilizadores”, ultrapassando o computador. Por conseguinte, se ainda não direcionou a sua campanha e estratégias para os dispositivos móveis, é tempo de o fazer. A antecipação do crescimento do uso de dispositivos móveis, pode tornar-se numa vantagem em relação aos seus concorrentes.

A configuração das suas campanhas de Adwords para telemóveis pode trazer-lhe um grande número de clientes adicionais. Além disso, trata-se de um processo simples e eficaz, se souber o suficiente sobre os seus clientes. Este tipo de campanha pode perfeitamente complementar a sua estratégia global de publicidade em motores de busca e ajudar a adquirir aqueles potenciais clientes que são mais propensos a fazer compras a partir de telemóveis. Se gostaria de rever o que é o Adwords e a utilidade que este serviço pode ter para o seu negócio, recomendamos que continue a ler os nossos artigos.

Campanhas Adwords para telemóveis. Tipos e recomendações – Guia Adwords (parte VII)
Rate this post

Artigos relacionados

Deixe o seu comentário