Marketing Pinterest Ads Social Media

Publicidade no Pinterest: Guia básico para criar uma campanha de Pinterest Ads

publicidad-en-pinterest

Mas como funciona o Pinterest para empresas? O Pinterest oferece uma multitude de possibilidades e é uma oportunidade única de posicionar o seu e-commerce, dando-lhe uma maior visibilidade. Ainda assim, tal como acontece nas outras redes sociais, precisa de criar continuamente campanhas de publicidade para alcançar e conectar com mais utilizadores do seu público-alvo. Deste modo, deverá garantir que os seus pins se encontram bem situados, nos locais onde o seu público-alvo vai, de modo a facilitar a sua interação rápida com eles.

Deve ter sempre em conta que os pins promovidos que aparecem a cada utilizador baseiam-se nos interesses de cada um e na sua atividade passada. Se esta segmentação não for feita corretamente, os utilizadores não podem desativar os pins promovidos, mas podem ocultar aqueles de que não gostam ou que não correspondem aos seus interesses pessoais.

Qual é o objetivo principal da sua campanha de Pinterest Ads?

A primeira coisa a fazer é definir o objetivo principal da sua campanha de publicidade no Pinterest. Deve escolher entre os seguintes 3 objetivos:

  • Envolvimento: se o que procura é o envolvimento, o objetivo é conseguir qualquer tipo de interação com o pin promovido por parte do utilizador, como por exemplo repins e cliques. Assim, vai pagar por cada interação que conseguir.
  • Tráfico: redirigir tráfico para o seu website quando os utilizadores clicarem no seu pin promovido. Assim, vai pagar por cada clique que conseguir.
  • Visibilidade: promover um pin com o objetivo de apresentar e expor a sua marca ao seu público-alvo.

Como criar um pin promovido?

Para criar um pin promovido no Pinterest, é necessário ter uma conta de empresa. Se ainda não tiver uma, pode criar uma nova conta ou converter o seu perfil atual numa conta de empresa.

  1. Vá à parte superior esquerda da página principal do Pinterest, coloque o cursor sobre o botão Ads e, por último, escolha a opção Overview. De seguida, o Pinterest vai apresentar um painel ou gestor de anúncios muito semelhante ao Administrador de Anúncios do Facebook. Pode agora começar a criar e configurar as suas novas campanhas publicitárias do Pinterest!

publicidad-en-pinterest-1

2. A primeira coisa que deve decidir, como já comentámos anteriormente em pormenor, é o objetivo principal da sua campanha. Neste caso concreto e para continuar a explicação de como promover um pin para levar a cabo a publicidade no Pinterest, deve selecionar o objetivo do envolvimento “Boost Engagement With Your Pins”. Se, pelo contrário, precisa de aumentar o tráfico para o seu website, deve selecionar a outra opção, “Get Traffic To Your Website”.

publicidad-en-pinterest-2O seguinte passo também é muito semelhante ao Facebook ou Twitter: dar um nome à sua campanha, selecionar datas de inicio e fim e atribuir-lhe um orçamento diário. Depois de continuar, o sistema pede para adicionar mais detalhes sobre a sua campanha de publicidade no Pinterest: criar a audiência à qual se quer dirigir, os interesses do seu público-alvo, localização, idiomas, dispositivos… destacamos que, dentro dessas opções, existe a possibilidade de adicionar palavras-chave que definam o pin promovido. Vamos explicar estes pontos na continuação do artigo.
publicidad-en-pinterest-3 4.Depois de finalizar estes primeiros dados, vai-lhe aparecer uma lista de todos os pins para selecionar o pin que deseja utilizar para a sua campanha de Pinterest Ads. Se já souber que pin quer promover, pode procurá-lo diretamente através da pesquisa que o Pinterest disponibiliza para facilitar o processo. 5. Deve agora selecionar os temas mais relevantes para o seu público-alvo. Este ponto da criação do pin promovido é muito importante dentro da publicidade do Pinterest, já que uma boa escolha o vai ajudar a alcançar e conectar com o seu público-alvo de uma forma rápida. Desse modo, o objetivo principal é colocar o pin promovido nas categorias do Pinterest para que os utilizadores os encontrem enquanto navegam nesta rede social. É muito importante garantir que seleciona apenas os interesses relevantes para o pin em concreto e não os interesses gerais da sua audiência! Seja muito preciso!

publicidad-en-pinterest-46. Selecione as palavras-chave que deseja agregar ao pin promovido para que este apareça quando os utilizadores as pesquisam no Pinterest. Tal como no ponto anterior, a seleção correta das palavras-chave será essencial para que a campanha consiga os resultados esperados. É muito importante conectar-se com os utilizadores ao longo do processo da compra, já que o Pinterest funciona como qualquer outro motor de busca. Esta rede social disponibiliza-lhe ainda algumas palavras-chave relevantes e relacionadas com aquelas que já inseriu.

. publicidad-en-pinterest-5 7. Quando tiver os interesses e as palavras-chave, é o momento de segmentar a sua campanha e selecionar dados também muito importantes para o seu sucesso: a localização geográfica onde aparecerá o pin promovido, o idioma ou idiomas, dispositivos (telemóvel, tablet e/ou computador) e os géneros (masculino, feminino ou ambos) a que se quer dirigir.

publicidad-en-pinterest-6   8. Na parte inferior da página, para finalizar, deve introduzir a quantidade máxima que está disposto a gastar na sua licitação pelo Custo de Envolvimento (CPE). O Pinterest oferece-lhe uma lista daquilo que os anunciantes estão a licitar para ajudá-lo a tomar esta decisão e ainda lhe dirá se a sua oferta é baixa, boa ou forte. Ou seja, o Pinterest dá informação sobre a classificação da sua oferta em comparação com as ofertas dos outros anunciantes. O CPE é um sistema de publicidade do Pinterest no qual se paga sempre que o utilizador realiza uma ação além da simples visualização ou clique no pin promovido, ou seja, deixar um “Gosto”, comentar… basicamente interagir. O Pinterest não oferece só este sistema de pagamento por anúncios, mas é o que se costuma utilizar quando se promove um pin.

publicidad-en-pinterest-7   9. Por último, insira toda a informação relativa ao pagamento e configure a sua faturação se ainda não o tiver feito. Isto é muito importante pois não há nenhuma página de revisão! Assim, deve garantir que a campanha está 100% correta antes de clicar no “Enviar”, uma vez que não poderá alterar a criatividade do anúncio depois de o enviar. Há certos detalhes das suas campanhas que podem ser alterados a qualquer momento, incluindo o nome da campanha, a data de fim e o orçamento diário, sendo que também pode suspender a campanha, se assim o desejar.

 

Como configurar uma etiqueta de conversão para fazer o seguimento do rendimento?

Para monitorizar, otimizar e analisar a campanha de publicidade no Pinterest e saber se o pin promovido está a ser bem-sucedido, deve configurar o segmento de conversão do Pinterest. Para tal, deve agregar um código ou etiqueta de conversão dentro da sua página web, para fazer o seguimento do comportamento do tráfico de referência. Este código de conversão serve, por exemplo, para saber exatamente quantas pessoas fizeram compras no seu e-commerce após verem e interagirem com o pin promovido. Este dado é muito importante para avaliar se é realmente rentável ou não investir dinheiro na publicidade do Pinterest. Para criar esta etiqueta de conversão, vá à parte superior esquerda da página principal do Pinterest, coloque o cursor sobre o botão Ads e, por último, escolha a opção Rastreio (Conversion Tracking). A partir daí, pode rever todas as etiquetas de conversão que já criou anteriormente ou criar novas. Após criar uma nova etiqueta de conversão, o Pinterest vai mostrar-lhe um fragmento de código que deve copiar e colocar no website onde pretende fazer esse seguimento. Recomendamos combinar a sua estratégia SEO com a publicidade no Pinterest, de modo a ganhar visibilidade para o seu e-commerce, conseguindo assim atrair mais tráfico para o seu website por diferentes canais que aumentem a notoriedade da marca ao chegar a mais pessoas do seu público-alvo.

Publicidade no Pinterest: Guia básico para criar uma campanha de Pinterest Ads
Rate this post

Artigos relacionados

Deixe o seu comentário