Ecommerce Métodos e formas de pagamento

Métodos e formas de pagamento para a sua loja online

Formas de pago tienda online

Paypal ou POS (Terminal para Ponto de Venda) virtual? Descubra quais são as melhores formas de pagamento para a sua loja online e utilize as que melhor se adequam às suas necessidades na sua loja online (e-commerce) atual

Quando montamos uma loja online, existe um passo muito importante a ter em conta: a forma de pagamento que vamos escolher para a mesma.

Ainda que frequentemente não se lhe dê a importância que merece, a escolha da forma de pagamento para uma loja online não é um processo simples, uma vez que nos encontramos no final do processo de compra e todos os esforços informáticos, de marketing, comunicação, etc. convergem no final deste processo. Se, depois de todo este trabalho, o método de pagamento não satisfaz o cliente, todo o esforço anterior terá valido pouco. Escolher entre um método ou outro é vital para que a compra termine e, em diversas ocasiões, condicionamos essa decisão ao selecionar um método mais barato ou que nos seja rentável, o que nem sempre é o mais adequado.  

No que se segue vamos analisar as formas de pagamento mais habituais no comércio online, de modo a permitir que cada proprietário avalie quais são as que deve ou não utilizar.

Plataforma de pagamento ou POS virtual (pagamento por cartão como numa loja física)

Comecemos com o método básico: a plataforma de pagamento para pagar com cartão. É o que mais se assemelha a pagar com cartão numa loja física, sendo que o cliente introduz o número do seu cartão, o prazo de validade e o número de CVC, de modo a efetuar o pagamento do produto.

Este método de pagamento pode causar alguma reticência a alguns clientes, especialmente os menos habituados a comprar online ou pessoas que tenham sido vítimas de alguma fraude online. Nem toda a gente se sente segura a dar o seu número de cartão pela Internet, especialmente se se trata de uma primeira compra. O ideal para evitar dúvidas na compra a este tipo de clientes, é propor uma alternativa (como as que vamos comentar ao longo deste mesmo artigo) e não ter o POS virtual como único meio de pagamento. Apesar de tudo, contratar um POS virtual como forma de pagamento para a sua loja online é uma das opções mais seguras, tanto para o comprador como para o vendedor.

Para dar confiança aos clientes, o ideal é ter os badges (selos que demonstram a fiabilidade) na loja online, que certifiquem que se trata de um site seguro. Estas insígnias dão a confiança ao utilizador de que, por detrás desse website, existe uma empresa que trabalha de forma segura.

Por outro lado, para evitar compras fraudulentas, o mais adequado é que ativemos um sistema de compra por pagamento seguro na nossa loja virtual que obrigue os clientes a certificar que estão a realizar a compra. Cada banco tem a sua forma de certificar com os seus clientes a compra que estes efetuam, habitualmente mediante o envio de uma SMS para o telemóvel do utilizador. No entanto, o importante é que sem esta certificação a compra não pode ser realizada. Assim, como fornecedores, evitaremos fraudes com cartões roubados ou clonados de outros utilizadores que podem fazer com que percamos dinheiro ou que entremos em disputas com bancos.  

O recomendado é comparar os preços entre bancos e ver qual deles oferece maior segurança ao melhor preço. Tentar poupar com plataformas de pagamento virtual que não oferecem segurança nem sempre é a melhor opção, ainda que existam algumas que de facto proporcionam essa segurança e também podem servir como método de pagamento.  

Paypal como forma de pagamento para a sua loja online

O Paypal funciona como um intermediário entre comprador e vendedor. O cliente disponibiliza os seus dados bancários ao Paypal, e o Paypal gere o pagamento, mas nunca fornecendo estes dados à empresa que realizou a venda. Oferece segurança a ambas as partes e, para além disso, é uma forma de pagamento muito utilizada em vários países, sendo portanto necessário oferecer este método de pagamento. O Paypal atua ainda como intermediário em caso de conflito.

Para pagar através do Paypal deve apenas possuir um cartão, não sendo necessário criar uma conta. O maior inconveniente são as altas comissões pelo serviço. Nesse sentido, nem sempre é rentável utilizar o Paypal como único método de pagamento. É uma forma de pagamento necessária para a sua loja online, mas convém que não seja a única.

Transferência, um método seguro, mas muito lento

Ainda que cada vez mais em desuso, o pagamento por transferência é uma forma de pagamento para lojas online que ainda se utiliza, especialmente para grandes pedidos, para compras internacionais ou por parte de utilizadores pouco atualizados.

A grande desvantagem das transferências bancárias é que atrasam bastante o processo de envio, já que é necessário esperar que chegue a transferência, cobrá-la e, então, enviar o pedido. Também é certo que é uma forma de pagamento que não pressupõe nenhum gasto para o comércio e costuma estar incluída de modo predefinido em todas as lojas online, pelo que pode ser oferecido como um método de pagamento alternativo. No entanto, e como se sucede noutros casos, não é conveniente oferecê-lo como único meio de pagamento.

Pagamento com cheques – Depende do seu mercado

Com o pagamento através de cheques acontece o mesmo que com as transferências: existem alguns compradores habituados a este método (uma minoria, na realidade) mas o uso do mesmo atrasa o envio do produto.

Ainda assim, há que ter em conta que em determinados países, como a França, o uso de cheques é um método de pagamento muito comum nas lojas físicas, pelo que se pode incluir se desejar adicionar um valor acrescentado aos clientes desses países ou se trabalhamos com mercadorias muito grandes. Se não é esse o caso, o pagamento com cheques numa loja online não é um método que se revele particularmente proveitoso.   

Pagamento no ato de entrega, uma forma de pagamento para a sua loja online que pode fazer com que perca dinheiro

As compras com serviço de pagamento no ato de entrega estavam na moda nos anos em que a televenda era a forma mais cómoda de comprar a partir de casa. Mas desde essa altura já passou algum tempo e agora é um método de pagamento que pode dar bastantes problemas e que podemos evitar se não querermos correr o risco de perder dinheiro. 

Para concluir, existem várias formas de pagamento para as lojas online, sendo o ideal oferecer ao cliente várias alternativas, de modo a que o mesmo se sinta seguro e pague com o método que mais lhe interessa. De qualquer modo, é necessário conhecer os utilizadores e proporcionar-lhes as formas de pagamento às quais se adaptam melhor. Do mesmo modo, como vendedores, devemos garantir que as formas de pagamento da nossa loja online nos protegem contra fraudes e contra envios fraudulentos que dificilmente podemos cobrar, quer aos nossos utilizadores, quer aos seus bancos.

Métodos e formas de pagamento para a sua loja online
Rate this post

Artigos relacionados

Deixe o seu comentário