Google Shopping Marketing

O que é o Google Shopping? Tutorial para começar a vender – Guia Goggle Shopping (parte I)

Cómo funciona Google Shopping

Neste tutorial aprenderá o que é o Google Shopping, como funciona e as vantagens que poderão surgir para a sua loja dropshipping ao vender no Google Shopping.

Se tem uma loja dropshipping sincronizada com a BigBuy ou se simplesmente é proprietário de um negócio online em forma de e-commerce, de certeza que já pensou na possibilidade de publicitar os produtos que vende numa plataforma de publicidade online.

O Google Shopping é uma opção estupenda para os distribuidores dropshipping e, acima de tudo, é muito prático na hora de destacar os seus artigos e de multiplicar as suas possibilidades de venda. Trata-se obviamente de um serviço oferecido pelo gigante Google, cujos resultados estão a funcionar de uma forma fantástica, sempre e quando se trabalham e otimizam as campanhas de uma forma eficaz.

Pero, empecemos por el principio: ¿qué es y para qué sirve Google Shopping?

Como comentámos no parágrafo anterior, o Google Shopping é um serviço oferecido pela Google, aos cibernautas e a todos aqueles que gerem uma loja online. Os cibernautas podem ver, de forma muito simples, o produto de que estão à procura e comparar os preços das diferentes lojas que o oferecem. Os proprietários de negócios online publicam os produtos que pretendem publicitar e, através de um sistema de licitações por produtos e categorias, pagam à Google pelas visitas que recebem na sua loja online.

É muito fácil de compreender o que é, de facto, o Google Shopping e como funciona. Basta procurar um produto no Google e se este estiver a ser publicitado por algum e-commerce, automaticamente veremos a comparação entre estes juntamente com uma imagem do produto.
que-es-google-shopping

Trata-se de uma ferramenta muito simples para os utilizadores uma vez que, num só clique, podem ver a variedade de produtos relacionados com a sua procura e filtrá-los por preço, vendedor, data de publicação e pontuação/opiniões submetidas pelo resto dos utilizadores.

De seguida vamos partilhar consigo um tutorial para começar a vender através desta ferramenta, bem como os passos a seguir:

Como funciona o Google Shopping?

A continuación, compartimos con vosotros un tutorial para comenzar a vender a través de esta herramienta y los pasos a seguir:

Passo 1: Crie uma conta na plataforma Adwords e Google Merchant Center

O primeiro passo para vender no Google Shopping é criar uma conta no Google Merchant Center. Através desta ferramenta poderá introduzir as características pedidas sobre a sua loja, assim como os produtos que vai publicitar. Se já tem uma conta de Analytics ou Adwords, pode utilizá-las para criar esta conta, uma vez que o Google permite sincronizar os dados de uma para a outra. Caso contrário, poderá também criar uma conta nova.

Uma vez completada esta informação é hora de verificar a sua loja online.

Passo 2: Verifique a sua loja dropshipping no Google

O Google Shopping exige poder verificar tanto o domínio da sua loja online como os produtos que a constituem. Para isso, oferece várias opções de verificação. Pode utilizar a que prefirir, mas recomendamos uma outra ferramenta imprescindível: Google Search Console.

Passo 3: Prepare o seu catálogo de produtos para vender

Uma vez verificado o e-commerce, chega o momento de publicar o seu catálogo no Google Shopping, isto é, o feed de dados. Estes feeds do Google Shopping informam a ferramenta sobre toda a informação técnica dos produtos à venda: ID, descrições, títulos, nomes dos produtos, categorias, preços, imagens e mais opções que devem ir sendo preenchidas.

Deve prestar muita atenção aos detalhes que podem diferenciar os seus produtos dos da concorrência. Um pormenor muito importante é redigir tanto o título do produto como a descrição, utilizando palavras-chave facilmente identificáveis pelo Google e detetáveis pelos seus potenciais clientes. Por exemplo, se o seu produto é um armário e se chama “Amazónia”, poucas pessoas irão encontrá-lo pelo nome próprio do produto mas muitas poderão encontrá-lo pela categoria ou pelo tipo de produto (neste caso, armário).

Resumidamente, trata-se de introduzir os dados através de uma folha de Excel que será processada pelo Google para mostrar os produtos do seu catálogo aos potenciais clientes.

Após ter o feed preenchido, deverá enviá-lo para o Google. Recomendamos que, se for a primeira vez, utilize o modo de teste para poder resolver qualquer erro antes da publicação definitiva dos produtos no Google Shopping. É importante saber que o Google Shopping não é automático, ou seja, desde a publicação dos feeds até que os produtos comecem a aparecer podem passar entre 24 a 48 horas ou ainda mais alguns dias.

Passo 4: Crie e otimize a sua primeira campanha

Assim que os feeds de produtos da sua loja dropshipping se encontrem no Google Shopping, deverá diferenciar-se e otimizar as suas campanhas.

O que ter em conta para definir a melhor campanha do Google Shopping possível?

  • Definir o orçamento diário e o CPC (custo por clique): quanto está disposto a investir diariamente e quanto está disposto a pagar por cada clique recebido? Aqui entram em cena muitas variáveis: tipo de produto, margem de lucro, quantidade e qualidade da concorrência… Recomendamos-lhe que, especialmente no início, esteja muito atento aos resultados das campanhas. Se ninguém clicar nos seus produtos é provável que o seu orçamento seja muito baixo e se estiver a monopolizar o mercado é possível que o seu CPC seja demasiado alto e esteja a pagar mais ao Google do que deveria.
  • Utilizar palavras-chave: já o comentámos anteriormente, mas voltamos a insistir neste ponto. Utilizar corretamente as palavras-chave do seu negócio nas descrições dos produtos poderá ser um elemento diferenciador muito importante.

Recomendamos- que dê uma vista de olhos nesta publicação, de modo a saber como otimizar as suas campanhas e vender no Google Shopping e conhecer alguns truques, que certamente lhe vão ser úteis.

Passo 5: Conselhos finais para acertar no CPC e nas tarifas

Como em qualquer negócio, a chave para o sucesso na hora de publicitar a sua loja dropshipping no Google Shopping é saber distinguir-se da concorrência. Partilhamos assim alguns conselhos com esse fim:

  • Detete palavras-chave negativas: tal como deve potenciar as palavras-chave, deve igualmente ter em conta as keywords negativas, ou seja, as palavras relacionadas com os seus produtos mas não destinadas a conseguir a venda. Por exemplo, se vende calças, o termo de procura “como coser calças em casa” não lhe vai trazer qualquer venda, mas talvez um clique que terá de pagar desnecessariamente.
  • Detete tendências de procura: o Google Shopping permite saber quais foram as palavras que permitiram aos utilizadores encontraram os seus produtos. Esta informação dá pistas sobre como redigir as descrições dos seus produtos.
  • Ajuste as ofertas aos dias e ao horário: conforme vão ocorrendo as vendas na sua loja, poderá ficar a conhecer melhor os seus utilizadores e saber quais são os seus hábitos de compra. Avalie as suas campanhas para conhecer os melhores (e os piores) momentos da semana e ajuste as ofertas e percentagens de desconto para alcançar quotas de venda que nunca teria imaginado.

Agora que já sabe o que é o Google Shopping e como funciona esta poderosa ferramenta, já pode entrar em ação e começar a vender neste preciso momento! Fuente Imagenwww.fifteendesign.co.uk

O que é o Google Shopping? Tutorial para começar a vender – Guia Goggle Shopping (parte I)
Rate this post

Artigos relacionados

Deixe o seu comentário