Marketing SEO

O que é o linkbuilding e como pode afetar uma loja online?

Qué es linkbuilding y cómo afecta a un ecommerce

Se não sabe o que é o linkbuilding, nesta publicação poderá descobrir e entender a sua importância e como afeta o rendimento da sua loja dropshipping.

O linkbuilding é a ação de construir ou gerar links para um determinado website. O link (ou hiperligação) é um dos elementos-chave de todo o sistema web. Para ter sucesso no mundo da Internet é necessário conhecer as peculiaridades e o modo como a sua utilização pode ou não afetar o rendimento da sua loja dropshipping. Ao longo desta publicação vamos explicar o que é o linkbuilding, bem como as práticas recomendadas para impulsionar as vendas do seu website.

Linkbuilding On-site: Não perca de vista o que acontece no seu website

É importante criar uma estrutura interna de fácil compreensão para o utilizador. O link é um elemento-chave na navegação e uma ferramenta central para dirigir o utilizador para onde nos interessa. Existem muitas funcionalidades que podem ser levadas a cabo através de um link (ampliação da informação num post do blog, referir a origem de um conteúdo ou imagem…) mas vamos centrar-nos das duas que mais podem influenciar a experiência do utilizador e as vendas das lojas online.

As migalhas de pão. Facilite a vida do utilizador.

Algo que todos os bons e-commerces devem ter são as migalhas de pão (ou “breadcrumbs” em inglês). O conceito de “migalhas de pão” refere-se à rota seguida pelo utilizador para chegar à página em que se encontra. Por exemplo, se o cliente se encontrar na página do produto “Under Bed Store”, devemos facilitar-lhe a tarefa de desfazer, passo a passo, o caminho que fez. Isto evitará que ele tenha que recomeçar o processo de navegação apenas para ver um produto semelhante. Neste caso em particular, as migalhas de pão deveriam ser: Home > Casa e Jardim > Mobília > Armários de Sapatos. Estas devem ainda oferecer um link para cada secção, agilizando assim a navegação e otimizando a experiência do utilizador.

Cross-Selling. Aproveite para oferecer outros produtos relacionados.

Cross-Selling é o termo utilizado para a venda cruzada. Seguindo o exemplo anterior, a lógica permite deduzir que o utilizador pode ter interesse em comprar outros artigos para arrumação debaixo da cama. Assim, podemos adicionar links para sugerir “caixas para debaixo da cama” ou outros produtos relacionados, como sapatos, cordões… Tudo isto assume o link como base e elemento fundamental da estratégia. Trata-se de facilitar ao máximo.

Linkbuilding Off-site: A importância do seu website, em links

Vamos agora explicar o que é o linkbuilding off-site e como este pode ajudar o seu negócio. Vamos centrar-nos principalmente na importância que os links têm no posicionamento em motores de busca (SEO) e como o linkbuilding pode contribuir para a geração de tráfico e para a reputação da sua marca.

Linkbuilding para SEO. Um elemento-chave.

Estar nas primeiras posições do Google quando alguém procura os produtos que oferece no seu e-commerce pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso da sua loja dropshipping. E um dos fatores mais importantes na hora de escalar posições nos rankings do Google é a quantidade e a qualidade dos links para a sua loja. Aprofundaremos a tipologia dos links e as metodologias mais eficazes noutras publicações, mas por agora basta saber que, se quiser ser o primeiro, será necessário conseguir que outras páginas criem links para a sua loja online. Isto é especialmente verdade após a última atualização do Google (Google Penguin).

Esta última atualização pretende detetar padrões raros ou suspeitos nos ritmos e mecanismos de criação de links. Já se sabe que o Google não gosta que os seus resultados sejam manipulados, e este algoritmo pretende assim penalizar aqueles que usam técnicas desonestas para conseguir melhores resultados.

A melhor forma de trabalhar o linkbuilding é gerar conteúdos e conversões com valor adicionado, suscetíveis de serem mencionadas noutros sites. Mas, se pretende gerar links para a sua loja, deve procurar fazê-lo de forma natural. Insira links onde for relevante para o seu negócio e evite copiar e colar a partir de websites duvidosos.

Um link é uma forma de recomendação, uma prova de que existe uma certa vinculação entre um website e outro. Os motores de busca consideram que um website referenciado por muitos outros será de boa qualidade, preferindo assim mostrar este primeiro que um sem referências.

Construindo a sua reputação online, através de links

Não basta ter um catálogo com produtos, deve também ser um especialista naquilo que vende e demonstrá-lo sempre que seja oportuno. Se isto levar a uma venda, ainda melhor. Mas como pode fazer isto?

A forma mais comum é monitorizar os fóruns de opinião e as palavras-chave de interesse com ferramentas como o Google Alerts. Desta forma, poderá ficar a par dos debates no setor e adicionar-lhes valor, promovendo, sempre que possível, o link da sua loja. Se tiver, por exemplo, uma loja dropshipping de mobília, deverá controlar os fóruns de decoração, casas… E pode sugerir produtos da sua loja (através do link) quando alguém pedir uma sugestão de uma loja online de confiança ou sobre coleções e conselhos para mobilar a casa.

Existem muitas formas de potenciar os links dentro e fora de uma página web. Esperamos que saiba agora o que é o linkbuilding e que tenha interiorizado o conhecimento necessário para começar a sua estratégia de criação de links. Dominar a lógica e mentalizar-se da importância dos links pode ser um elemento diferenciador para a sua loja se destacar da concorrência. Este assunto será aprofundado nos próximos artigos, onde partilharemos as chaves para aproveitar ao máximo as técnicas mais eficientes do linkbuilding.

O que é o linkbuilding e como pode afetar uma loja online?
Rate this post

Artigos relacionados

Deixe o seu comentário