Google Analytics Marketing

O que é Analytics e como pode ser útil para a minha loja online?

Google Analytics para ecommerce en negocios dropshipping

Descubra o que é o nalytics e como pode ser útil no sentido de maximizar o rendimento do seu negócio. Obtenha toda a informação para tomar as melhores decisões.

O Google Analytics é uma solução gratuita do Google, que permite controlar constantemente a atividade do seu website. Através da monitorização do tráfego e dos problemas analíticos do website, o Analytics oferece a informação para que possa conhecer melhor os utilizadores e os seus comportamentos na hora de navegar e interagir com a sua loja online. Se não sabe o que é o Google Analytics e deseja saber como o pode aproveitar, este artigo é para si.

Esta descrição já lhe permitir ter uma ideia de como utilizar corretamente o Analytics e ter a capacidade necessária para interpretar os símbolos que esta ferramenta gratuita do Google nos oferece. Contudo, vamos mostrar os principais dados que se podem extrair dos relatórios do Google Analytics e a forma como poderá utilizá-lo para otimizar o seu website.

Dados sobre o seu público

Com o Google Analytics, poderá obter uma multiplicidade de dados sobre o seu público. Poderá conhecer dados demográficos como a idade, o país, a cidade ou até o género dos utilizadores que visitaram o seu website. Para além disso, poderá conhecer os meios que utilizam para navegar e interagir com a sua loja online. O Analytics é capaz de mostrar comparações, segmentando os utilizadores com base no dispositivo utilizado para visitar o website. Os dados fornecidos servem para perceber melhor o seu público. Tudo isto pode ajudar a detetar pontos fortes do negócio ou possíveis deficiências.

Dados comportamentais

O Analytics também é capaz de fornecer dados sobre o comportamento dos diferentes utilizadores que visitam a loja. Através desta informação, pode-se saber quanto tempo passam os utilizadores no website, quais são as páginas  mais frequentadas e quais levam o utilizador a terminar a sessão. Os dados sobre o comportamento são imprescindíveis para perceber a forma como o utilizador interage com o website e detetar onde é que o processo de compra corre mal, permitindo-lhe otimizar a experiência do utilizador.

Dados sobre os canais de Aquisição

Com uma configuração correta, o Google Analytics mostra o rendimento e as peculiaridades de cada um dos canais de aquisição. Através deste tipo de relatório, pode comprovar quais os canais que geram mais tráfego na sua página e a qualidade de cada um. Além disso, pode-se segmentar por canal de aquisição qualquer das métricas oferecidas, tanto de audiência como de comportamento. Sem dúvida, os dados sobre a Aquisição ajudarão a distribuir perfeitamente o seu orçamento para atividades de marketing e comprovar que efeito tem sobre o seu negócio.

Dados sobre os seus objetivos ou conversões

O Analytics oferece também a possibilidade de configurar e estabelecer os objetivos de conversão. Uma conversão contabiliza-se quando um utilizador completa uma ação previamente estabelecida. As conversões mais frequentes costumam ser a finalização de uma compra, o registo numa newsletter, ou o envio de um formulário de contacto. Tendo esta informação, o Analytics é capaz de estabelecer o custo por conversão, segmentar por canais, ou observar a rota que os utilizadores têm seguido para completar a informação. Fornecerá ainda muitos mais dados para facultar o máximo de informação possível e permitir-lhe tomar as melhores decisões baseadas nas estatísticas do seu negócio.

Agora já sabe o que é o Analytics e a utilidade que pode ter para o seu negócio. No próximo artigo, fornecemos mais informação sobre esta ferramenta gratuita do Google, bem como as melhores práticas para pôr os seus painéis em prática. Também ensinaremos como instalar o código necessário no seu website, para que o Analytics comece a recolher informação do seu negócio.

Por último, resta destacar que o Google Analytics é capaz de detetar e recolher dados de aplicações móveis e de qualquer outro dispositivo virtual que esteja vinculado à sua loja (quiosques, consolas…). Tudo isto com o fim de não só obter informação sobre o seu website como também do conjunto de elementos do seu modelo de negócios.

O que é Analytics e como pode ser útil para a minha loja online?
Rate this post

Artigos relacionados

Deixe o seu comentário